O que é rebranding e qual a sua importância para o mercado B2B?
O mercado de empresas B2B tem crescido cada vez mais ao redor do mundo, mas é preciso ter cuidado com a imagem da marca e entender a importância do rebranding para ter mais sucesso no mundo pós-pandemia. Saiba mais!
Provavelmente você já ouviu falar em branding, mas será que sabe o que significa rebranding? Por mais que pareça um termo quase igual, é necessário ter atenção às mudanças do mercado, do segmento em que atua, dos consumidores e, especialmente, às transformações que a sua empresa deve passar também.
Ao ter uma boa estratégia de marca, o processo de tomar decisões e fazer planos para o futuro se torna mais fácil e eficaz. Isso porque a estratégia deve envolver diversos pontos essenciais, como posicionamento, diferenciais, voz, personagem, revisão competitiva, personas de audiência e identidade visual do negócio.
Basicamente rebranding se refere ao conjunto de ações estratégicas que possuem o objetivo de reposicionar uma empresa no mercado, melhorando a percepção do consumidor e os resultados a longo prazo.
Isso vale tanto para marcas que precisam de um novo posicionamento quanto para aquelas que desejam expandir suas possibilidades e manter o seu funcionamento em dia.
Prossiga na leitura deste artigo para saber mais sobre a importância do rebranding para empresas B2B, e descobrir como ter sucesso com a sua. Siga conosco e confira!
O que é rebranding?
Com o avanço da tecnologia, o comportamento do consumidor passou por diversas transformações extremamente relevantes: os clientes deixaram de ser vistos apenas como receptores das mensagens publicitárias das marcas e passaram a interagir diretamente com essas informações.
Segundo o livro “Marketing 3.0”, de Phillip Kotler, a relação entre consumidor e empresas passou por um processo de horizontalização, o que tem gerado mudanças profundas nas estratégias e nos valores das empresas ao redor do mundo.
Assim, o principal objetivo do rebranding é mudar positivamente a percepção do público com relação à marca, e isso envolve uma série de mudanças envolvendo não apenas a imagem da empresa, mas até o nome, o logotipo, a linguagem, a identidade visual e o tom de voz, entre outros elementos.
Por que o rebranding é importante para empresas B2B?
Certo, o rebranding é uma forma de melhorar a percepção que as pessoas têm a respeito de uma marca, mas por que isso seria importante também para as empresas B2B?
Apesar de o público do mercado B2B não ser o consumidor final, toda marca precisa atentar para a sua comunicação para ter mais sucesso e se destacar perante à concorrência.
De acordo com o estudo “2021 Global Marketing Trends: Find your focus“, as empresas que atuam com transparência e prezam pela experiência humana, gerando mais credibilidade, podem conquistar melhores resultados no mundo pós-pandemia.
Nós sabemos que o principal foco da maioria das empresas B2B é focar na qualidade dos seus serviços e produtos, mas é cada vez mais necessário atentar também para os seus clientes, a fim de tratá-los com respeito, equidade, honestidade, ética e transparência e, assim, fidelizá-los com mais eficácia.
O mundo tem mudado bastante, o comportamento do consumidor também e, para acompanhar as transformações, é preciso pensar no impacto que a sua empresa gera não somente ao segmento em que atua hoje, mas principalmente aos clientes, ao meio ambiente, futuro, parceiros, fornecedores e o mundo como um todo.
Quando a sua empresa deve investir em rebranding?
Será que o seu negócio já precisa repaginar a identidade de comunicação? Para saber isso, vale atentar a alguns detalhes e acompanhar o que os concorrentes estão fazendo, além das tendências de mercado. Há alguns sinais relevantes que mostram quando você deve investir em rebranding na sua empresa, entre eles:
- baixo engajamento com o público;
- a mensagem transmitida não tem a ver com as necessidades e preferências dos clientes;
- redução de vendas e lucros;
- imagem da marca afetada negativamente;
- necessidade de mudança de nicho ou expansão de mercado;
- baixa geração de competitividade no mercado.
Alguns dos principais benefícios de repaginar a sua marca B2B são a possibilidade de se desenvolver com excelência no ramo em que atua; aumentar as suas vendas e a carteira de clientes, utilizar processos inovadores e ferramentas tecnológicas para otimizar processos; manter a saúde financeira em dia e ter mais sucesso.
Lembre-se: para alcançar os objetivos e garantir as vantagens do rebranding, é indicado fazer pesquisa de mercado, conhecer o seu público, entender os perfis e as características dos seus clientes, monitorar os processos e elaborar estratégias baseadas em dados para efetivar planejamentos com mais acertos.
Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender o que é rebranding, qual é a importância desse processo e o porquê de investir nele para se destacar mais no mercado B2B.
Descubra como fazer um planejamento estratégico para alcançar as metas da sua empresa.
Que tal conversar sobre
planejamento contábil?
As suas decisões e ações diárias influenciam diretamente nos lucros da empresa. Vamos tomar um café e conversar sobre como promover mudanças positivas que irão levar o seu negócio para outros patamares.