O Que é MarTech? Unindo Marketing e Tecnologia

O termo MarTech refere-se a união de marketing e tecnologia para alcançar resultados otimizados e potencializados para diferentes ações de uma empresa. Embora haja uma associação quase direta de MarTech com Inteligência Artificial (IA) e machine learning é importante destacar que há muitas outras possibilidades viáveis. Independente do tamanho da sua companhia é essencial ter a compreensão de como aplicar esse conceito no cotidiano corporativo do seu negócio.

Afinal, o que é MarTech?

A palavra MarTech é a própria explicação do que consiste seu conceito, pois nasceu na junção das palavras Marketing e Tecnologia. Dessa forma preciso destacar que não se trata necessariamente de usar tecnologias muito avançadas, mas de digitalizar processos. Profissionais da área de marketing podem utilizar ferramentas e estratégias focadas no digital para alcançar os resultados de impacto no público-alvo.

A tecnologia entra nessa história como um meio mais eficaz de conseguir propagar a mensagem do marketing. A performance da realização das estratégias com certeza é otimizada pelo uso de ferramentas tecnológicas. Observa-se então uma maior sintonia e integração entre profissionais das áreas de marketing e Tecnologia da Informação. Vivemos na era em que a tecnologia domina diferentes setores de nossas vidas então é natural utilizá-la como uma poderosa ferramenta.

Atividades de MarTech

Para que seja mais fácil entender o conceito de MarTech listei as atividades que são mais pertinentes a essa nova área corporativa:

1 – Banco de dados

Os softwares de gestão de banco de dados permitem otimizar as tarefas cotidianas de uma companhia inclusive o seu relacionamento com os clientes e o desenvolvimento de campanhas de marketing impactantes.

2 – Identificação do público-alvo

A tecnologia pode ser uma grande aliada do departamento de marketing para a identificação do público-alvo mais assertivo para cada linha de produtos ou serviços.

3 – Recursos para realizar tarefas repetitivas

Quando se utilizam recursos tecnológicos para realizar as atividades repetitivas do cotidiano se libera os funcionários para que possam se concentrar nas tarefas mais criativas. No setor de marketing há uma grande variedade de dados que podem ser obtidos por meio de softwares.

4 – Concentração no marketing digital

Empresas de todos os portes e segmentos de atuação precisam ter boas estratégias de marketing digital para se consolidar diante do público e claro que essa é uma das atividades mais relevantes de MarTech.

5 – Mensuração mais assertiva

Para que as estratégias de marketing possam ser cada vez mais precisas é fundamental ter um sistema confiável de mensuração de resultados. Com a tecnologia é mais fácil detectar quais são as ações que estão sendo mais bem-sucedidas.

Por que MarTech é importante?

A resposta para essa pergunta pode ser obtida com apenas um breve olhar ao seu redor, hoje em dia, todo mundo vive cercado de tecnologia em quase todos os momentos. Seu celular pode estar recebendo uma notificação nesse momento enquanto seu e-mail está aberto no notebook e um download está sendo concluído. Não utilizar os recursos e ferramentas da tecnologia é perder a oportunidade de ter um contato mais direto com seu público-alvo bem como facilitar as tarefas estratégicas.

A tecnologia possui uma grande diversidade de ferramentas que podem ser usadas para a gestão de projetos de marketing das organizações. Como exemplos cito plataformas para a realização de pesquisas, sistemas de análise de dados, redes sociais, edição de imagens entre vários outros. Estima-se que existam mais de 3.800 ferramentas de MarTech disponíveis no mercado, atualmente, no ano de 2011 eram apenas 150.

Essa comparação de números permite compreender que MarTech é realmente o futuro e que as companhias que não encontrarem formas inteligentes de utilizar esses recurso acabarão ficando para trás em comparação às suas concorrentes. O universo consumidor mudou, os clientes têm outros critérios para realizar as suas escolhas de compra e utilizam para isso os recursos digitais.

O fim do achismo e o início da era das certezas

O principal benefício que a tecnologia nos oferece é a possibilidade de não precisar mais achar que sabemos algo ou presumir que tal processo é mais eficaz se for realizado de tal forma, é possível ter certezas. Bancos de dados e sistemas complexos de análise permitem chegar a respostas mais criteriosas sobre o que desejamos saber. Para uma companhia isso abre um amplo leque de possibilidades em especial a respeito de posicionamento de marca e estudo de novas linhas para chegar ao mercado.

Abraçar as estratégias de MarTech é fundamental para as empresas que estão em busca de se manter por longos anos no mercado. A tecnologia é uma das grandes aliadas do marketing assertivo que causa o impacto certo no grupo de pessoas certo. Não tem como pensar no futuro do marketing sem considerar algumas ferramentas tecnológicas a que já temos acesso e outras que ainda serão desenvolvidas.

Fonte: Marcus Marques

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