Está Perdendo Clientes Para a Concorrência? Dicas Para Evitar
Perder clientes para os concorrentes é certamente um dos piores baques pelos quais uma empresa pode passar, pois além do prejuízo financeiro há a perda no tocante a imagem. A marca pode em muitos casos ser arranhada pelo fato de que aos olhos dos consumidores as concorrentes parecem mais interessantes e adequadas aos seus interesses. Saiba que há como evitar e remediar essa situação desagradável!
6 Dicas de como evitar perder clientes para a concorrência
A migração dos seus clientes para a concorrência pode ter origem numa série de fatores dentre os quais se destacam ter um trabalho pouco eficaz de marketing (não se pode deixar a decisão somente para a comparação de preços) e não acompanhar as mudanças de desejos do público.
Lembre-se de que é o consumidor que faz da sua marca a líder ou a última colocada em seu segmento. A seguir listei 6 dicas de como reduzir as chances de perder seus clientes para a concorrência.
1 – Sempre é tempo para mudar seu posicionamento
Grandes corporações têm investido em reposicionamento de suas marcas no mercado bem como em novas estratégias para alcançar a sua audiência. Independente do porte do empreendimento não se deve ficar preso numa questão de tradicionalismo, afinal todos os dias o pensamento do consumidor é transformado pela grande quantidade de informações a que ele tem acesso.
Sendo assim, a sua empresa tem a obrigação de ficar atenta aos movimentos do mercado e se reinventar sempre que entender que é necessário. A reorganização da marca diante do público é o que permitirá que ela tenha uma história longínqua.
2 – Qualifique a equipe de atendimento
Você provavelmente se surpreenderia ao saber quantas empresas têm um excelente trabalho de comunicação e marketing, mas pecam pelo mau atendimento ao consumidor. Não adianta convidar alguém para ir a sua casa e atender com desleixo a visita, certamente essa pessoa não irá querer voltar.
Para não perder seus clientes para a concorrência é importante investir na qualificação dos atendentes desde aqueles das lojas físicas até os que estarão por trás do chat respondendo a dúvidas dos interessados em realizar compras. Os colaboradores devem estar engajados com a missão e o compromisso da marca de atender cada vez melhor seus clientes. Não permita que o atendimento deponha contra as mensagens publicitárias apregoadas sobre a sua companhia.
3 – Construa uma imagem para a sua marca
Os consumidores compram produtos e serviços, mas se relacionam com as marcas, dessa forma é essencialmente válido investir na comunicação e construção de uma imagem. Faça com que seu público conheça a história da sua organização e os valores que pautam sua presença no mercado. Faça com que seus clientes sintam que estão levando para casa muito mais do que somente um item, eles devem sentir que estão levando para o seu lar uma história e algo significativo.
4 – Invista no marketing digital
Reflita, quanto tempo você passa na internet? Se você acompanhar a média dos brasileiros algumas horas do seu dia são dedicadas a atualizar as redes sociais, checar e-mails, realizar transações bancárias entre outras atividades que são realizadas online. Se o público está na internet nada mais lógico do que investir em marketing digital, não é mesmo?
Pois, saiba que ainda é expressivo o número de empresários que deixam essa oportunidade passar e perdem clientes para os concorrentes. Presença digital é fundamental para fomentar a construção e manutenção do relacionamento com seus clientes assim como para aparecer para aqueles que ainda não conhecem sua marca. Estar na internet permite ser visto em buscas variadas e se posicionar com assertividade.
Faço ainda o adendo de que o marketing digital se destaca pelo fato de contar com ferramentas precisas de mensuração dos resultados que oferece. É possível saber quantas pessoas foram impactadas e em quais canais se obteve mais respostas positivas. Não perca tempo e invista na criação de redes sociais e de um site para a sua companhia, esse já é um bom começo.
5 – Ofereça uma experiência de compra incomparável
Hoje em dia muito se fala a respeito da chamada experiência de compra, saiba que ela é realmente decisiva para muitos consumidores. O ideal é investir na criação de processos de venda que sejam eficazes e completos. O cliente precisa se sentir totalmente atendido e inserido no contexto criado pela marca. Estar no ambiente da sua marca e levar um produto para casa deve se tornar algo singular e incomparável.
6 – Saiba se adaptar a realidade atual do mercado
Alguns empresários acabam se perdendo na gestão de seus negócios por não terem a paciência de esperar pelo momento certo de dar início a um projeto que terá um impacto significativo na estrutura corporativa. É interessante olhar para o mercado com constância para identificar em que momento ele se encontra e assim entender se é a hora de lançar o seu novo projeto.
Fonte: Marcus Marques
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