Dicas Para Usar o Google Business no Seu Negócio
Google Business é uma das ferramentas mais interessantes da atualidade para divulgar e ranquear uma empresa nos motores de busca utilizados pelos internautas. Os gestores que sabem como utilizar esse recurso com assertividade têm mais chances de se darem bem no mercado a médio e longo prazo. Cada vez mais as pessoas estão concentrando as suas escolhas comerciais nas respostas do Google.
O que é Google Business?
O Google Business é uma plataforma gratuita desenvolvida pelo principal motor de busca do mundo para que empresários cadastrem suas companhias, de todos os portes, para que seja feita a sua divulgação numa situação de busca. Essa ferramenta é uma versão otimizada da anterior, Google Places for Business que era integrada com o Google+. Nessa versão o destaque de apresentação fica para os produtos e serviços.
O usuário tem acesso a dados referentes a empresa podendo realizar uma avaliação mais pertinente da mesma. Na sua pesquisa o usuário tem acesso a localização do empreendimento no Google Maps, endereço, e-mail, telefone, horário de atendimento, comentários dos clientes e fotos do ambiente. É muito mais do que um cartão de visitas digital, quando um usuário pesquisa por um negócio do seu segmento em sua região tem a sua companhia como um dos resultados.
6 Dicas de como usar o Google Business para impulsionar sua empresa
A seguir listei algumas dicas que vão te ajudar a fazer um uso mais assertivo da ferramenta Google Business.
1 – Entenda para que serve o Google Business
A primeira dica dessa lista sobre o Google Business não poderia ser outra senão a de compreender todo o potencial de funcionalidades que a ferramenta oferece. De maneira geral essa ferramenta pode ser definida como o centro de gestão de todas as informações pertinentes a sua companhia na web. É possível definir o que o internauta verá ao realizar uma pesquisa a respeito do seu empreendimento online.
Por meio dessa plataforma é possível fazer atualizações em tempo real de informações do seu negócio como horário de funcionamento, endereço, site entre outras. A interação direta com os internautas que estão curiosos a respeito da sua companhia também merece destaque. A partir dessa compreensão de funcionalidades você poderá então criar uma gestão ainda mais forte para a sua organização na internet.
2 – Preencha todos os campos de informação
O Google prioriza no rankeamento as companhias que têm todas as informações preenchidas, mas, além disso, há que se reconhecer a relevância disso para os consumidores. Companhias que têm todos os seus dados disponíveis para busca mostram-se mais confiáveis.
3 – Adicione fotos da empresa
Os dados são essenciais, como mencionei acima, assim como as fotos para gerar um sentimento de confiança nos internautas. Atente para incluir em sua descrição fotos bem tiradas e que apresentem a essência do seu empreendimento. Cuidado com fotos muito antigas que mostram o ambiente muito diferente da atualidade.
4 – Analise o perfil da sua audiência
Um dos principais benefícios que o uso do Google Business pode trazer para a sua organização é o de permitir fazer uma análise mais rigorosa da sua audiência por meio de dados extraídos do próprio Google. Dentre os dados a que se terá acesso estão aqueles de como e quando os internautas realizaram buscas pela sua companhia.
Por exemplo, é possível verificar quantas pessoas pesquisaram o número de telefone do seu negócio no Google assim como quantas clicaram para acessar o seu site. Esse tipo de informação permite criar campanhas publicitárias mais eficazes dentro e fora da web. O empresário pode saber quem são as pessoas que buscam pela sua companhia, tenha certeza de que é possível se surpreender.
5 – Verifique e responda aos comentários dos internautas
A presença digital da sua empresa é essencial, mas somente inserir fotos e dados sobre ela na web não é o bastante para obter bons resultados. Mostra-se essencial manter um ritmo constante de verificação e respostas aos comentários dos internautas. Dedique algum tempo a ler o que as pessoas estão falando a respeito do seu negócio. Agradeça quem fizer elogios e boas avaliações, porém, dê atenção especial para aqueles que avaliarem negativamente (com menos de 3 estrelas) o seu empreendimento e/ou fizerem comentários relatando alguma experiência ruim.
Responda de maneira cortês e procure compreender os motivos para a insatisfação buscando maneiras de resolver a situação. Esteja preparado para a ação de ‘haters’ que são indivíduos que fazem comentários inflamados pelo simples motivo de fazê-los. Nesses casos o melhor a fazer é responder com educação e paciência, os demais usuários verão a forma como sua empresa lidou com o caso e terão uma boa impressão.
6 – Use o potencial das publicações diretas ao público
O Google Business não é uma rede social, mas pode ser usada como tal para divulgar promoções, por exemplo. É possível fazer postagens diretas para o público que utiliza a ferramenta informando a respeito de um novo produto ou serviço. O gestor deve ficar atento a todas as possibilidades.
Fonte: Marcus Marques
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