Crise financeira: 8 erros graves que fazem sua empresa perder dinheiro
Sabemos que o principal objetivo de qualquer empresa é obter lucro e conseguir se destacar no mercado — isso não é nenhum segredo. No entanto, nem sempre esse cronograma consegue ser alcançado com sucesso, graças a vários erros que fazem a empresa perder dinheiro.
As perdas financeiras são responsáveis por fazer a própria organização “andar na corda bamba”, permitindo que os negócios sejam comprometidos a médio e longo prazo. Por essa razão, evitar determinadas falhas é fundamental para a evolução de qualquer empreendimento, independentemente do seu tamanho.
Além disso, para que os negócios conquistem sempre resultados satisfatórios é necessário que todos os elos da corrente estejam integrados, desde a gestão de estoque até a entrega ao consumidor final. Pensando nessas prioridades, selecionamos os 8 maiores erros que fazem a empresa perder dinheiro. Confira!
8 erros que fazem sua empresa perder dinheiro
1) Não gerenciar o estoque
O estoque é a alma de uma empresa, no entanto, não são todas que conseguem realizar um planejamento adequado. Devido à correria do dia a dia, ter um estoque desorganizado já é natural, mesmo sendo considerado uma grave falha por parte de todos.
O que muitos não percebem é que tanto os produtos estocados por muito tempo, pela falta de giro, quanto as mercadorias indisponíveis significam perda financeira para a empresa.
Portanto, para evitar que esse erro comprometa os rendimentos da sua empresa, mantenha sempre o estoque atualizado, registrando todas as entradas e saídas recorrentes.
Agindo dessa forma é possível negociar melhor com os fornecedores, não realizando pedidos desnecessários, e ter maior controle das mercadorias que possuem alto giro.
2) Calcular preços e margem de lucro errados
Os preços e os lucros são como nossos filhos — precisamos conhecê-los bem. Contudo, diversas empresas ainda calculam seus preços apenas baseados nos concorrentes, ignorando fatores internos e externos que influenciam totalmente nessa decisão. Além disso, quando os preços estipulados estão incorretos, consequentemente, a margem de lucro também será afetada.
Precificar um produto ou calcular os lucros obtidos em um mês não é uma tarefa fácil, mas ainda precisa ser realizada da maneira correta. Nesse caso, considere outras variáveis, como: impostos, logística, mão de obra, estocagem, entre outros recursos que também precisam entrar na conta. Somente com esses dados você poderá estipular corretamente sua margem de lucro sem dificuldades.
3) Não fazer o fluxo de caixa corretamente
Outro dos erros que fazem a empresa perder dinheiro está relacionado à falta de controle do caixa. Qualquer empreendedor precisa saber quanto seu negócio está faturando, por isso, cabe a ele conhecer quais são as entradas e saídas, assim como os pagamentos em atrasos, reservas para emergências e investimentos.
Essas informações são de extrema importância e permitem não apenas notificar sobre o capital disponível, mas também visualizar as próximas receitas, montar estratégias de mercado, fazer investimentos — em outras palavras, planejar o futuro.
4) Não investir nos colaboradores
Os colaboradores são a chave do sucesso de uma empresa, então, nada mais justo do que investir em suas habilidades e capacidades. No entanto, tornou-se muito comum cobrá-los determinados objetivos sem, ao menos, propor treinamentos ou campanhas de incentivos que impulsionem um resultado melhor.
Segundo o Instituto Right Management, funcionários motivados conseguem produzir até 50% mais — isso já mostra o quanto a motivação está relacionada à produtividade de uma empresa. Por este motivo, se sua equipe de funcionários não está batendo a meta há algum tempo, chegou a hora de propor novas ações e treinamentos que qualifiquem os colaboradores e os incentivem a superar as expectativas.
5) Misturar as finanças pessoais com as empresariais
Quantas vezes você já tirou dinheiro do próprio bolso para pagar uma conta que era da empresa? Sem dúvidas, o dinheiro que você lucra em sua organização é seu, no entanto, misturar as finanças pessoais com as empresariais é um erro grave, que pode oferecer sérias consequências no futuro. E o mesmo vale para o fluxo de caixa, sendo extremamente errado adicionar ou retirar quantias sem o devido registro.
Para contornar esse hábito, é fundamental não misturar as finanças para não atrapalhar nas informações sobre rendimentos, lucros e perdas financeiras. Lembre-se de que é importante conhecer os números da sua empresa, e você só poderá ter um resultado certo caso suas finanças pessoais não se confundam com as da empresa.
6) Não medir o desempenho da empresa
Qual é o rendimento da sua empresa no mercado? Neste ano você conseguiu entregar um bom resultado? Poucos gestores conseguiriam responder a essas perguntas com total segurança, justamente porque o desempenho de uma empresa pode ser um dos assuntos menos conhecidos por todos. Ao contrário disso, organizações que conseguem mensurar esses resultados estão sempre à frente dos seus concorrentes.
Mas ainda não é tarde demais para conhecer seus negócios, mudar essa realidade e deixar de perder dinheiro em sua empresa! Basta inserir planejamentos estratégicos que possam prever possíveis imprevistos e falhas. Além disso, não se esqueça de registrar as atividades e os resultados para obter mais experiência.
7) Não fazer o controle financeiro
É bom frisar que o controle financeiro de uma empresa não depende exclusivamente de relatórios e planilhas. Além desses recursos, os gestores precisam acompanhar outros orçamentos, controle de custos, investimentos, negociações, e tudo o que depende da saúde financeira.
Então, para não cair na armadilha das dívidas e descontroles financeiros, mantenha suas planilhas atualizadas e trace objetivos e metas que sejam alcançáveis. Evite assumir contas em momentos de instabilidade, e registrando todas as movimentações financeiras, não se descuidando nunca dos seus investimentos!
8) Não ter um sistema de gestão
Fazer o controle financeiro de forma adequada, acompanhar de perto as negociações, registrar as entradas e saídas, controlar o estoque… De fato, são muitas tarefas. E, se você não estiver preparado, é provável que alguns erros que fazem a empresa perder dinheiro ocorram pelo caminho e comprometam o sucesso do seu projeto.
Entretanto, como vimos, as inovações tecnológicas podem se tornar importantes aliadas e ajudar a sua empresa a gerenciar todas essas responsabilidades com o máximo de qualidade e organização possível.
Fonte: Blog Fortes Tecnologia
Que tal conversar sobre
planejamento contábil?
As suas decisões e ações diárias influenciam diretamente nos lucros da empresa. Vamos tomar um café e conversar sobre como promover mudanças positivas que irão levar o seu negócio para outros patamares.