Como faturar mais em datas comemorativas
Definir estratégias de vendas para feriados e dias importantes é sempre uma ótima opção para alcançar suas metas. Acompanhe este post e descubra como aumentar o seu faturamento em datas comemorativas.
Em períodos de crise econômica, competitividade no mercado e incertezas na política do país, pensar em ações para aumentar as vendas e o faturamento de sua empresa é fundamental para mantê-la de portas abertas.
Apesar de alguns empreendedores verem os feriados como dias ruins para as vendas, visto que a maioria dos pontos comerciais fecham, as datas comemorativas podem ser transformadas em grandes oportunidades para fechar melhores negócios. O Dia das Mães e o Natal, por exemplo, são duas datas que movimentam bastante o comércio.
Ao longo deste artigo, você vai descobrir quais são as melhores formas de faturar mais em datas comemorativas. Confira, a seguir, as principais dicas que reunimos para alavancar seus resultados. Boa leitura!
Analise o cenário de finanças e vendas da sua empresa
Como está a situação financeira da sua empresa? O primeiro passo para aumentar seus lucros é avaliar o que você já tem, e como está o andamento dos fluxos de vendas. Para isso, é válido entender quais são as contas a pagar e receber, se há dívidas a serem quitadas e o que é preciso fazer para manter a saúde financeira sempre em dia.
Além disso, é recomendável analisar o histórico de vendas, a fim de conferir as saídas de serviços ou produtos mais frequentes, e estudar as mudanças de comportamento dos seus clientes, de acordo com as tendências do mercado.
Faça benchmarking com frequência
Observar as ações e estratégias dos concorrentes de seu negócio é outro ponto fundamental para fazer planejamentos mais assertivos. Por meio do benchmarking, você consegue analisar o que a concorrência tem feito e, assim, estabelecer comparativos relevantes para avaliar os processos que devem ser transformados em sua empresa.
Analisar as tendências e práticas de outras empresas do segmento, não necessariamente suas concorrentes diretas, também pode gerar insights valiosos para aumentar o destaque de sua marca.
Faça um planejamento anual
Quais são as próximas datas comemorativas até o final do ano? É necessário priorizar os valores, objetivos e as necessidades de sua empresa, e o perfil de seu público, para alinhar a imagem de sua marca às oportunidades de feriados e dias comemorativos.
Você pode mapear algumas datas que nem sempre são lembradas, mas que podem fazer toda a diferença para o segmento em que sua organização atua, e criar descontos atrativos para melhorar os processos de vendas.
Personalize a comunicação de sua marca
Provavelmente você já se surpreendeu ao entrar em um shopping e ver que ele já estava com a decoração de natal ou ir ao supermercado e encontrar ovos de páscoa: por mais que pareça ser algo antecipado, isso ajuda os clientes a se prepararem para mais um período comemorativo.
É possível fazer isso também no meio online e, principalmente por meio de mídias sociais e e-mail marketing, em que é possível abordar assuntos do cotidiano de forma mais próxima com os clientes.
As datas comemorativas podem lhe ajudar a faturar mais, mas é importante aproveitá-las para melhorar a comunicação de sua marca e o relacionamento com as pessoas também.
Invista em estratégias de marketing digital
Para obter melhores resultados com as datas comemorativas, é indicado divulgar as ações de sua empresa com antecedência para criar expectativa nos clientes e atrair uma audiência maior, captando mais pessoas.
Você pode investir em estratégias de marketing digital, colocar campanhas pagas no ar para gerar mais tráfego ou fazer disparo de e-mail marketing para divulgar as promoções à sua base de contatos, a fim de converter mais leads e ter um ótimo custo e benefício com seu planejamento.
Tenha um site responsivo
Ter um site responsivo e prático, com a identidade de sua empresa, para hospedar uma loja virtual, as principais informações da marca e um blog com conteúdos relevantes e atualizados, é uma ótima escolha para quem deseja garantir mais visibilidade no mercado, gerar mais credibilidade aos clientes e aumentar as oportunidades de vendas em datas comemorativas.
Ofereça descontos realmente atrativos
Baixar um pouco os valores de produtos ou serviços não é algo que costuma gerar resultados positivos, então é interessante pensar em formas mais cativantes de atrair o público: pode ser uma semana de descontos graduais, combos com produtos ou serviços com pontos em comum ou brindes especiais para todas as compras, por exemplo.
Analise os processos e resultados
Assim como é importante se planejar antecipadamente, acompanhar os dados e as métricas de processos e resultados pode lhe ajudar a ter um embasamento maior sobre possíveis mudanças a serem realizadas, contribuindo para a redução de prejuízos e o alcance das metas almejadas.
Ao acompanhar as etapas de vendas, também é preciso mostrar a análise de relatórios para a equipe de marketing e vendas para integrar os colaboradores e pensar, em conjunto, nos próximos passos.
Conte com o apoio da tecnologia
Todas essas dicas podem se tornar mais práticas ao contar com um sistema de automação: essa ferramenta tecnológica é extremamente eficaz para o aumento de vendas, diminuindo erros ao longo dos processos e promovendo mais produtividade durante a rotina da equipe.
Alguns dos principais benefícios de investir em um software de gestão, são:
- aumento do engajamento dos colaboradores;
- planejamentos mais assertivos e eficazes;
- geração de relatórios com métricas e dados;
- acompanhamento de processos;
- definição de indicadores de desempenho;
- melhorias no relacionamento com os clientes;
- diminuição de falhas e despesas imprevistas;
- aumento da rentabilidade.
Viu só a quantidade de benefícios relevantes? Com um sistema de gestão apropriado, sua empresa tem tudo o que precisa para fazer um ótimo planejamento de vendas e aproveitar as datas comemorativas para faturar mais.
Esperamos que este post tenha ajudado você a entender mais sobre a importância de se preparar para aumentar a lucratividade de sua empresa em feriados e dias comemorativos do país. Para contribuir nesse processo, é importante que você também saiba como fidelizar seus clientes e proteger sua marca.
Continue de olho em nosso blog para conferir mais conteúdos sobre gestão de negócios, vendas, tecnologia e dicas de marketing. Até a próxima!
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