Dashboard de Vendas – Você Sabe Usar Um?
Quando você precisa de uma informação específica como o faturamento de uma das filiais ou do volume de vendas total da sua empresa encontra com facilidade? Se não, é porque não está usando um dashboard de vendas, uma ferramenta imprescindível para a boa gestão do seu negócio. Há diferentes modelos que permitem acesso a informações com mais facilidade e praticidade em seu dia a dia.
O que é um dashboard de vendas?
A palavra dashboard pode ser traduzida como painel de controle e no contexto corporativo se refere a uma ferramenta tecnológica que permite acessar e gerir intuitivamente informações relativas às vendas do seu empreendimento. Ter em mãos informações como o faturamento de uma filial ou geral da empresa fica muito mais simples com o uso desse recurso.
O mais interessante desse tipo de recurso é contar com apresentações de gráficos e outros métodos de visualização que permitem fácil entendimento. As informações são constantemente atualizadas permitindo assim ter maior controle sobre a situação das vendas naquele determinado momento e sem precisar fazer cálculos complexos ou traduzir um emaranhado de dados numa planilha impossível de ler.
Como usar um dashboard de vendas
Há uma grande variedade de softwares para gestão que permitem elaborar seus dashboard de vendas, a seguir vou explicar como usar três modelos com bases distintas, cada um tem suas vantagens e desvantagens.
1 – Sistema CRM
O investimento num bom sistema CRM traz excelente retorno para as companhias e permite criar um dashboard de vendas mais completo e eficiente. Normalmente, esse tipo de software permite controlar as vendas, entender e gerir o relacionamento da marca com os clientes e ficar a par do desempenho de cada vendedor da equipe.
Além disso, hoje em dia boa parte desses softwares tem versão de aplicativo que pode ser acessado em smartphones aumentando o acesso a informações para o gestor de vendas. A principal vantagem de um sistema CRM é dar origem a dashboard com mais recursos visuais e intuitivos permitindo que as companhias entendam com mais propriedade os seus dados e gerem informações mais palpáveis para uma boa administração de vendas.
2 – Software ERP
Empresas que atendem o público final consumidor têm grandes vantagens ao utilizar softwares ERP para desenvolver seu dashboard de vendas uma vez que ele integra informações de diferentes departamentos como financeiro, compras, estoque entre outros. Com esse recurso fica mais simples acompanhar o andamento do seu negócio em tempo real com informações sempre atualizadas.
Questionamentos como o faturamento de uma unidade específica da sua rede num mês de sua escolha podem ser respondidos com uma grande facilidade. O controle das vendas fica mais simples e se torna mais fácil saber qual o momento certo para a reposição do estoque ou mesmo para alterar as margens de lucro dos produtos comercializados.
Fica a dica inclusive de que é possível tornar o seu sistema de gestão de vendas mais eficaz realizando a integração de um sistema CRM com o software ERP. Quando combinadas essas duas ferramentas reduzem significativamente as chances de erros ou de perder oportunidades.
3 – Planilhas compartilhadas
Esse é um recurso que recomendo para companhias que estão começando e não têm um amplo orçamento para investir em ferramentas haja vista que é gratuito – talvez o seu único diferencial. Conforme o empreendimento for crescendo se tornará mais difícil usar planilhas compartilhadas online para o seu dashboard de vendas, serão gerados mais dados e qualquer pequeno erro numa célula prejudicará todo o trabalho.
As planilhas do ponto de vista computacional são limitadas então uma empresa de maior porte dificilmente conseguirá usar essa ferramenta com plenitude para o seu empreendimento. Vale a pena se estruturar para investir em outros recursos mais assertivos, que não travem e que tenham mais aplicações.
Vantagens de usar um dashboard de vendas
Agora que você já tem informações para escolher a ferramenta mais adequada para criar e gerir o dashboard de vendas da sua companhia vai gostar de conferir as vantagens desse recurso que apresentarei a seguir.
1 – Objetivos
Ao utilizar um painel de controle para a gestão de vendas da sua empresa fica mais simples observar e entender os objetivos partindo dos menores para os maiores. Esse recurso torna visual a compreensão da cadeia de etapas que geram o cumprimento de objetivos de maneira a permitir que a gestão seja mais bem planejada.
2 – Identificação de problemas
O dashboard de vendas permite visualizar as diferentes áreas de uma companhia em separado de forma que fica mais simples encontrar as que estão tendo um impacto negativo na cadeia como um todo e assim corrigir eventuais problemas.
3 – Diagnóstico
Quando há dificuldade de crescimento ou qualquer outra questão em aberto se mostra relevante ter dados para fazer um diagnóstico assertivo, o dashboard de vendas permite encontrar problemas com mais facilidade.
Fonte: Marcus Marques
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