3 fatores de sucesso para um negócio rentável
Boa parte dos empreendedores não possuem conhecimentos básicos sobre administração de empresas, e sem querer estão contribuindo para o fracasso de sua empresa em menos de 2 anos, vocês contadores, que acompanham a criação e encerramento de empresas, sabem bem disso.
Mesmo com o conhecimento prático, empresas contábeis passam por esse dilema. Para te ajudar a ficar fora dessa estatística, te mostraremos três fatores essenciais para você ter um negócio lucrativo!
Tenha controle das finanças do seu negócio
Pode parece óbvio, mas os problemas financeiros começam com a falta de controle das finanças. Para contornar tal situação, é necessário gerir a sua empresa por meio de indicadores numéricos, ou seja, determinar números que indicarão se sua empresa está ou não indo bem e acompanhar esses números por meio de ferramentas de métricas.
Uma boa ferramenta de mensuração de números para começar seria o fluxo de caixa
O fluxo de caixa é o registro e controle das entradas e saídas de dinheiro em determinado período. Com auxilio dessa ferramenta você deverá projetar, para períodos futuros, todas as entradas e as saídas de dinheiro na empresa.
Outra ferramenta bastante eficaz é um orçamento
O primeiro objetivo de um orçamento é preparar a empresa para o futuro. Com isso você prevê investimentos, lançamentos de produtos e vendas e verifica como isso afetará a produção e o fluxo de caixa.
O segundo objetivo é tentar controlar e reduzir as despesas do próximo período. Nele você fará uma previsão das receitas e das despesas para um determinado período, geralmente um ano.
É importantíssimo assumir esse controle, pois você terá a noção se o seu negócio está dando certo ou não, se o seu investimento está sendo bem aplicado, enfim, se o retorno por investimento está compensando.
Portanto, deixe tudo preparado, planejado, para que não haja erros ou falhas desnecessárias.
Quando você dirige um negócio no escuro, fica difícil tomar as decisões certas, e consequentemente ser bem sucedido. Mas, com a ajuda de números você tem um norte, um direcionamento certo para o sucesso.
Ainda que não goste da parte financeira, você pode contratar uma pessoa que fique responsável por isso. Apenas não deixe isso pra depois, certo?
Conheça o mercado
Grande parte das empresas do mercado fracassou por não conhecer as necessidades dos clientes, a movimentação da concorrência, ou por não ter uma estratégia de divulgação correta.
Conhecer o público alvo é o passo primordial e fundamental do processo, porque é dessa maneira que iremos saber do que o seu cliente necessita e de quais maneiras seu problema será solucionado.
Com a concorrência, você terá referências do que fazer e do que não fazer, e a partir disso montar um planejamento aplicado à sua realidade.
Se você conseguir condições de estratégia de divulgação, principalmente nas redes sociais e em sites, isso ajuda muito sua empresa a prosperar.
Um bom investimento é a contratação de uma agência digital, ou em profissionais que trabalhem na área.
Contrate corretamente as pessoas
A porta de entrada para uma gestão de pessoas adequada é a contratação. Se você não for capaz de identificar as pessoas corretas, que vão contribuir para o sucesso da sua empresa, seu negócio estará em grande risco.
Hoje é difícil encontrar pessoas que queiram prosperar no seu negócio, principalmente por questão do alto fluxo de empregados nas empresas.
Muitas vezes parentes são contratados por carência de pessoas adequadas àquele cargo, por exemplo, e isso pode atrapalhar os processos internos da empresa.
Claro que não é proibida a contratação de familiares, mas é preciso ter certeza que essas pessoas, parentes ou não, vão contribuir para o sucesso do seu negócio.
Está preparado para alavancar as vendas do seu negócio de contabilidade? Que tal começar agora? Temos cinco dicas infalíveis para você abrir sua empresa de contabilidade, dá só uma olhada. Até mais!
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planejamento contábil?
As suas decisões e ações diárias influenciam diretamente nos lucros da empresa. Vamos tomar um café e conversar sobre como promover mudanças positivas que irão levar o seu negócio para outros patamares.